O 7º Congresso Interdisciplinar de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial contará com os Ministradores:

 

Dr. Bruno Furquim

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares – C.F.O.
International Short-Term Course in Orthodontics – Royal Dental College – Dinamarca.
Mestre em Ortodontia – Faculdade de Odontologia de Bauru – USP.
Doutor em Reabilitação Oral – Faculdade de Odontologia de Bauru – USP
Diretor Editorial Dental Press International.

Dra. Cibele Dal Fabbro

Doutora em Ciências (Mecina do Sono) – UNIFESP
Mestre em Reabilitação Oral – FOB-USP
Especialista em DTM/DOF – CFO
Especialista em Acupuntura – IOT-FMUSP
Coordenadora do Curso de Capacitação em Odontologia do SOno – Inst Sono – SP

Dra. Cláudia Felício

Professora Livre Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil
Mestre em Educação – Universidade Federal de São Carlos,
Doutorado em Ciências, pela Universidade de São Paulo,
Pós-Doutorado pela Università degli Studio di Milano, Italia,
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Morfofisiologia Craniofacial da USP,
Pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Dra. Eliane Rennó

Psicanalista e Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto Sedes Sapientiae SP e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP
Atua como psicanalista em consultório particular e palestrante nos diversos âmbitos da saúde.

Dr. Gilles Lavigne

Gilles Lavigne é Cirurgião Dentista (Universidade de Montreal), especialista em medicina oral (Universidade Georgetown) e doutor em neurociências (Universidade Montreal e Toronto). Recebeu título honorário de doutorado da Universidade de Zurique e atualmente detém uma cadeira de pesquisa em Dor, Sono e Trauma. Recentemente, tornou-se membro da “Ordem do Canadá”. Foi presidente da “Canadian Sleep Society” e da “Canadian Pain Society”. Coeditor de alguns livros de Sono e Dor (IASP Press) e Medicina do Sono para Dentista (Quintessence) e foi editor de seção em Princípios e Prática da Medicina do Sono (Krieger et al, Elsevier). Atualmente é reconhecido por suas pesquisas e atividades clínicas em Bruxismo do Sono e em interações entre Dor e S ono.

Dr. José Speciali

Professor Aposentado de Neurologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).
Fundador dos Ambulatórios de Cefaleia, de Dores Craniofaciais e Dor Neuropática do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
Membro de Diretoria das Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) e da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED).

Dr. José Stechman Neto

Formado em Odontologia da Universidade Federal do Paraná , Especialista em Prótese Dentária e Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial, e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Doutor em Odontologia, Estomatologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor Adjunto da Universidade Tuiuti, Professor do Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Distúrbios da Comunicação – área de concentração em Saúde Pública. Coordenador do Curso de Especialização em DTM e DOF e do Centro de Diagnóstico e Tratamento da ATM – CDATM – Universidade Tuiuti do Paraná.

Dr. José Tadeu Tesseroli de Siqueira

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1976), fez doutorado em Farmacologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2000) e pós doutorado pela UNIFESP (2009). É coordenador écnico dos Cursos de Aprimoramento, Especialização e Residência em Odontologia Hospitalar, área de Dor Orofacial, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e orientador do Departamento de Neurologia da FMUSP. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (2013-2014).

Dra. Laís Valencise Magri

Graduada em Odontologia pela UNESP-Araraquara, Especialista em DTM e Dor Orofacial pela UNIFESP, Mestre em Gestão da Clínica pela UFSCar, Doutora em Ciências pela USP-Ribeirão Preto, Pós-doutoranda em Psicobiologia pela USP-Ribeirão Preto, Cirurgiã-dentista da Área de Oclusão, DTM e Dor Orofacial da FORP/USP, Professora Associada da UNAERP, Pesquisadora do Laboratório de Neurofisiologia da Dor e do Comportamento (LANEDOC – USP/Ribeirão Preto).

Dr. Rafael Tardin

Graduado em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. Coordenador e Professor do curso de especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial da Faculdade Ciodonto. Coordenador da clinica escola (CETRO – BH) de DTM e DOF . Professor do curso de especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial em Lisboa – Portugal, Professor convidado do curso de pós graduação em Dor do Hospital Albert Einstein, revisor cientifico do Journal of Oral Health and Dental Care. Membro da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF).

Dr. Wagner de Oliveira

Mestre e Doutor, Prof. Responsável pelo Centro de Oclusão e Articulação Temporomandibular – COAT- ICT-UNESP.
Especialista em Dor Orofacial, DTM e Acupuntura.
Docente do curso de Especialização em Acupuntura do IOT – FMUSP.